.Épocas de plantio e cultivares: é típica de climas temperados, exigindo temperaturas amenas ou frias para produzir bem. A faixa de temperatura ideal para o crescimento é de 10 a 20ºC e apresenta resistência ao frio e a geadas leves. Temperaturas altas induz a formação de anéis claros na raiz, depreciando o produto. Recomenda-se o plantio das mudas ou semeadura direta no outono, inverno e primavera, no Litoral. Durante o verão, não é recomendado o cultivo porque ocorre a destruição prematura da parte aérea causado por doenças fúngicas. As cultivares mais plantadas são: Early Wonder, Early Wonder Tall Top e Wonder Precoce.
.Sistemas de cultivo: é cultivada em dois sistemas - semeadura direta e plantio por mudas. Ao contrário de outras tuberosas, se adapta bem ao transplante, sistema mais utilizado no Brasil. A semeadura direta predomina na maioria dos países, sendo utilizada no Brasil, somente por grandes produtores. Nesse sistema semeia-se em sulcos, à profundidade de 1,5 a 2,5 cm, deixando-se cair um a dois glomérulos ("sementes") a cada 5 cm. Desbastar o excesso de plantas deixando-as espaçadas de 10 a 15 cm. A vantagem do sistema é a redução nos custos, produção maior e mais precoce (20 a 30 dias) e, menos danos nas raízes. Como desvantagem em relação ao plantio por mudas é o maior gasto com sementes e a necessidade de desbaste.
.Produção de mudas: as mudas podem ser produzidas em sementeiras e, em bandejas de isopor.
.Preparo do solo e do canteiro: no preparo do canteiro (1,10m de largura e 15 a 20 cm de altura), recomenda-se: correção da acidez, revolvimento do solo, manualmente (pá de corte ou enxadão) ou mecanizado (aração profunda e gradagens cruzadas), espalhar na área o adubo orgânico curtido sete a dez dias, antes do plantio, e construção dos canteiros com um roto-encanteirador ou rotativa de microtrator.
.Adubação de plantio: a adubação deve ser feita com base na análise do solo e do adubo orgânico. Se necessário, recomenda-se fosfato natural (fósforo) aplicado com antecedência e cinzas de madeira (potássio).
.Transplante das mudas, espaçamento e desbaste: as mudas devem ser transplantadas com 20 a 30 dias após a semeadura (5 a 6 folhas). Espaçamento: 30 a 40 cm entre linhas por 10 a 15 cm entre plantas. Desbaste: a "semente" da beterraba é um glomérulo que possui 2 a 4 sementes verdadeiras. Recomenda-se aproveitar as melhores mudas descartadas no desbaste, para o posterior plantio no canteiro.
.Irrigação: a falta de água durante o ciclo da cultura torna as raízes lenhosas e reduz a produtividade. As rachaduras nas raízes, próximo a colheita, está ligado a falta ou excesso de água, agravado com a deficiência de boro e/ou de cálcio. Recomenda-se o uso da irrigação por aspersão. Deve-se realizar irrigações leves e freqüentes, sempre pela manhã, para evitar que as plantas permaneçam molhadas durante a noite.
.Manejo de plantas espontâneas e adubação de cobertura : a competição das plantas espontâneas com a cultura ocorre da germinação, até os primeiros 40 dias após o transplante, quando deve-se fazer capinas manuais. Por ocasião da 1ª capina, faz-se adubação de cobertura, sendo a 2ª, 20 dias após a 1ª.
.Manejo de doenças e pragas: são poucas as doenças e pragas que atacam a cultura da beterraba, por isso, praticamente, são desnecessários tratamentos fitossanitários. Dentre as doenças destacam-se: a mancha das folhas e a sarna. Dentre as pragas, a vaquinha, especialmente no início do desenvolvimento, pode causar algum dano na parte aérea da cultura. A Manchas das folhas (Cercospora beticola) é causada por um fungo, provocando uma destruição prematura das folhas e redução do rendimento, além de impedir, também, a comercialização das raízes na forma de maços. Manejo: evitar plantio em locais úmidos e pouco ventilados; rotação de culturas e suspender a irrigação por aspersão; A Sarna (Streptomyces scabies) é uma doença bacteriana semelhante a que ocorre na cultura da batata, apresentando manchas ásperas na superfície das raízes, depreciando o produto para o comércio. Manejo: rotação de culturas ; uso de sementes sadias; manter o pH do solo entre 6,0 e 6,8 e manter a umidade do solo constante. Vaquinha (Diabrotica speciosa ): os adultos comem as folhas, podendo causar algum dano no início do desenvolvimento da cultura. Manejo: usar iscas atrativas, como a raiz do tajujá, porongo, ou abobrinha caserta.
.Colheita: a beterraba atinge o seu ponto de maturação com aproximadamente 70 a 90 dias após a semeadura direta e o transplante, respectivamente. O consumidor mais exigente quer uma beterraba mais nova, isto é, que seja colhida com 8 a 10 cm de diâmetro e 6 a 7 cm de comprimento pesando em torno de 250 gramas. As beterrabas devem ser arrancadas, manualmente, lavadas com água corrente e secadas. Após a lavagem do produto faz-se a classificação das raízes pelo tamanho. Nas feiras e quitandas comercializam-se beterrabas em maços (Figura 1) contendo 4 beterrabas amarradas (em torno de 1,0 kg) com folhas sadias. A forma mais comum da comercialização da beterraba no atacado é em caixas de 25 kg.
muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!wlv
ResponderExcluirvou agora plantar umas e fui aqui ver se nao fazia nada de errado wink ^_~
ResponderExcluirAmei o artigo muito bem elaborado e me foi de muita ajuda!
ResponderExcluirAgradeço
V.V.
E com um trabalho deste que muitas pessoas vai mudar!
ResponderExcluirAgradecido
adorei estou indo muito bem no meu trabalho do curso bj pra galera da eta e para o professor hilario!!!!
ResponderExcluirmuito boa sua materia...com essas dicas ja posso iniciar meu plantio de beteraba.
ResponderExcluiressa materia me ajudou a estudar!
ResponderExcluirFico muito feliz em poder auxiliar no plantio dessa importante hortaliça.
ResponderExcluirMuito bom. Estou aprendendo e aplicando em minha horta.
ResponderExcluirQue bom que a matéria está sendo útil! Estes comentários servem de estímulo para melhorar cada vez mais o blog, no sentido de auxiliar o maior número de pessoas à melhorarem a qualidade de vida de seus familiares e demais consumidores.
ResponderExcluirajudou muuito no meu relatorio , obrigado ^.^
ResponderExcluirPlantei uma única beterraba que comprei no mercado c/ raiz;gostaria de saber se irá repruduzir mais beterrabas? O solo é propício ao cultivo conforme orientação;mas não sei a forma de conseguir sementes?Estou iniciando no cultivo sem nenhuma experiência.Gostaria de conselhos.
ResponderExcluirA raiz de beterraba necessita de baixas temperaturas e comprimento de dia para produzir sementes, condições encontradas no inverno da região Sul. Pelo tempo que leva para florescer e produzir as sementes, é muito mais fácil adquirir as sementes, semeando diretamente no canteiro ou então produzindo as mudas em bandejas de isopor para transplantar posteriormente. Na semeadura direta, com 60 a 80 dias é possível obter as raízes de beterraba.
ResponderExcluirMito Obrigada pela informação. Plantei 15 mudas em duas fileiras, pois o meu canteiro é pequeno, mas minhas já estão crescidas, porem não deixei o espaco de 30 a 40cm como acoselha e as plantas da linha de fora crescersm mais do que aquelas que estão ao lado da couve. Agora aprendi.
ResponderExcluirAdorei as dicas, cada raiz produz uma beterraba apenas? Não colhi as minhas ainda!!
ResponderExcluir